Notícias e Eventos

Inseminação artificial bovina

Inseminação artificial bovina

Com o método de inseminação artificial (IA) é possível observar várias vantagens para o melhoramento e crescimento do rebanho, dentre elas temos a padronização das características do rebanho, a ampliação do plantel, o menor custo por concepção em relação à monta natural,o cruzamento entre raças, o melhoramento genético e reprodutivo, a prevenção de acidentes com as fêmeas que são frequentes em monta natural, a redução da dificuldade em partos, a prevenção de acidentes com o ser humano, o acasalamento corretivo, o aumento do número de descendentes de um bom reprodutor, o controle zootécnico do rebanho, o uso de touros após a morte, entre outras.
 
Para a realização da IA o primeiro passo a ser seguido é verificar a ficha da fêmea, se ela pode ser inseminada e o nome do touro que será utilizado o sêmen. Depois é preciso preparar todo o material, dispondo-os em um local limpo, medir o nível de nitrogênio antes de se iniciar os outros procedimentos, preparar a fêmea a ser inseminada no tronco, esvaziar o reto, reconhecendo e massageando a cérvix e verificar o muco que deve estar translúcido.
 
Posteriormente é preciso esterilizar a ponta de uma bainha de cada vez, só retirando-a no momento da inseminação. A vulva do animal deve ser limpa com papel toalha ou higiênico,e também é preciso preparar a água limpa na temperatura de 35 ou 37ºC, ou utilizar o descongelador eletrônico de sêmen conforme indicações do fabricante.
 
Depois destes processos é preciso escolher o aplicador, palheta média ou fina e mergulhar a palheta com a parte da bucha voltada para baixo, se não for utilizado o descongelador eletrônico. Retirar o sêmen com a ajuda de uma pinça, usar o cortador de palhetas e logo após travar a bainha no aplicador com o anel. E assim, introduzir o êmbolo na cânula do aplicador, calçar a luva e aplicar o sêmen seguindo os procedimentos estabelecidos.
 
 
 
Fonte: http://pecuaria.ruralbr.com.br/
E-mail

Quer melhora seus resultados?

Deixe seu e-mail que vamos te orientar
como podemos te ajudar a evoluir seu negócio

Cadastro efetuado com SUCESSO!

Voltar

Depoimento de Clientes

Augusto de Lima Nessralla
Augusto de Lima Nessralla
Produtor e Pecuarista em Araxá, Minas Gerais.
"O Nutrekit trouxe resultados surpreendentes que ficaram acima da minha expectativa em meu experimento no Capim Braquiária MG5"

Vídeos

Nutrekit - 1º Complexo nutricional bovino para aplicação direta no pasto
Nutrekit: O aliado do pecuarista
Resultados do Nutrekit em Capim Navalhão é destaque em programa da Estância Bahia
REMATE WEB: Teaser Treinamento Técnico Nutrekit Programa Leilões
Genética La Aurora no Show Rural 2017
Fazenda Renascer de Nova Monte Verde (MT) celebra parceria com Estância La Aurora
Depoimento Nutrekit
Grande oferta de sêmen Genética La Aurora

Empresa do grupo

  • La Aurora
  •  

    Formas de Contato

    Rua Pioneiro José Antônio Pires, 240
    Jardim Itaipu - Maringá - PR
    CEP: 87.065-380
    +55 (44) 3046-2600
    comercial@geneticalaaurora.com.br
     

    Parceiros

  • Associação Brasileira de Hereford e Braford
  • Associação Brasileira de Brangus
  • Programa Leilões
  • Fazenda Sucupira