Notícias e Eventos

Inseminação artificial bovina

Inseminação artificial bovina

Com o método de inseminação artificial (IA) é possível observar várias vantagens para o melhoramento e crescimento do rebanho, dentre elas temos a padronização das características do rebanho, a ampliação do plantel, o menor custo por concepção em relação à monta natural,o cruzamento entre raças, o melhoramento genético e reprodutivo, a prevenção de acidentes com as fêmeas que são frequentes em monta natural, a redução da dificuldade em partos, a prevenção de acidentes com o ser humano, o acasalamento corretivo, o aumento do número de descendentes de um bom reprodutor, o controle zootécnico do rebanho, o uso de touros após a morte, entre outras.
 
Para a realização da IA o primeiro passo a ser seguido é verificar a ficha da fêmea, se ela pode ser inseminada e o nome do touro que será utilizado o sêmen. Depois é preciso preparar todo o material, dispondo-os em um local limpo, medir o nível de nitrogênio antes de se iniciar os outros procedimentos, preparar a fêmea a ser inseminada no tronco, esvaziar o reto, reconhecendo e massageando a cérvix e verificar o muco que deve estar translúcido.
 
Posteriormente é preciso esterilizar a ponta de uma bainha de cada vez, só retirando-a no momento da inseminação. A vulva do animal deve ser limpa com papel toalha ou higiênico,e também é preciso preparar a água limpa na temperatura de 35 ou 37ºC, ou utilizar o descongelador eletrônico de sêmen conforme indicações do fabricante.
 
Depois destes processos é preciso escolher o aplicador, palheta média ou fina e mergulhar a palheta com a parte da bucha voltada para baixo, se não for utilizado o descongelador eletrônico. Retirar o sêmen com a ajuda de uma pinça, usar o cortador de palhetas e logo após travar a bainha no aplicador com o anel. E assim, introduzir o êmbolo na cânula do aplicador, calçar a luva e aplicar o sêmen seguindo os procedimentos estabelecidos.
 
 
 
Fonte: http://pecuaria.ruralbr.com.br/
E-mail

Quer melhora seus resultados?

Deixe seu e-mail que vamos te orientar
como podemos te ajudar a evoluir seu negócio

Cadastro efetuado com SUCESSO!

Voltar

Depoimento de Clientes

Augusto de Lima Nessralla
Augusto de Lima Nessralla
Produtor e Pecuarista em Araxá, Minas Gerais.
"O Nutrekit trouxe resultados surpreendentes que ficaram acima da minha expectativa em meu experimento no Capim Braquiária MG5"

Vídeos

Depoimento Nutrekit
REMATE WEB: Teaser Treinamento Técnico Nutrekit Programa Leilões
Fazenda Renascer de Nova Monte Verde (MT) celebra parceria com Estância La Aurora
Resultados do Nutrekit em Capim Navalhão é destaque em programa da Estância Bahia
Nutrekit - 1º Complexo nutricional bovino para aplicação direta no pasto
Nutrekit: O aliado do pecuarista
Genética La Aurora no Show Rural 2017
Grande oferta de sêmen Genética La Aurora

Empresa do grupo

  • La Aurora
  •  

    Formas de Contato

    Rua Pioneiro José Antônio Pires, 240
    Jardim Itaipu - Maringá - PR
    CEP: 87.065-380
    +55 (44) 3046-2600
    comercial@geneticalaaurora.com.br
     

    Parceiros

  • Associação Brasileira de Hereford e Braford
  • Associação Brasileira de Brangus
  • Programa Leilões
  • Fazenda Sucupira